Conrad Schumann foi um soldado da ex-Alemanha comunista que foi destacado para controlar a linha divisória na rua Bernauer, isolada por arames farpados, pois o Muro de Berlim ainda não estava pronto.
Ele tornou-se famoso em 15 de agosto de 1961 quando pulou a cerca que dividia o país e que daria origem ao Muro de Berlim nos tempos da Guerra Fria. Sua foto saltando a cerca correu o mundo.
Na Alemanha Oriental de guarda da fronteira, Conrad Schumann saltou no Setor francês de Berlim Ocidental por cima dos arames farpados em 15 de agosto de 1961.
Nascido em Leutewitz perto de Riesa, Schumann serviu como soldado na Alemanha de Leste Bereitschafts Polizei. Após três meses de treinamento em Dresden, foi colocado para os oficiais não comissionados "colégio em Potsdam, depois que ele voluntariou-se para Berlim.
Em 15 de agosto de 1961 ele estava com 19 anos, e na guarda do Muro de Berlim, então no seu terceiro dia de construção, na esquina da Ruppiner e Bernauer . Nessa fase de construção, o Muro de Berlim era apenas uma cerca de arame farpado baixo. Como o povo do lado ocidental gritou "Rüber Komm"! ou seja ("Venha"), Schumann saltou o arame farpado e correu em alta velocidade para uma viatura policial que estava à espera no lado de Berlim Ocidental.
O Fotógrafo Peter Leibing capturou uma fotografia de sua fuga em um filme e se tornou uma imagemconhecida da Guerra Fria.
O Fotógrafo Peter Leibing capturou uma fotografia de sua fuga em um filme e se tornou uma imagemconhecida da Guerra Fria.
Schumann aos 56 anos, sofrendo de depressão, enforcou-se no jardim de sua casa em Kipenbereg, na Baviera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário